Inicio

Beach Soccer e o Sucesso da Copa: Transmissões, Redes Sociais e o Caminho para um Desenvolvimento Sustentável na Modalidade

Publicidade
Untitled 24

Neste último final de semana, fomos presenteados com as finais da Copa do Mundo de Beach Soccer FIFA, com jogos e transmissões muito emocionantes! E isso, somado ao poder das redes sociais, trouxe uma onda de entusiasmo para a modalidade, que conquistou não apenas os corações mais saudosos, como também inspirou toda uma nova geração de fãs e seguidores.

Impacto Positivo da Copa do Mundo

A vibrante mobilização em torno do torneio destacou, não só o potencial social e de engajamento do esporte, abrindo novos horizontes para crianças e adolescentes. Esse momento representa uma oportunidade única para reimaginar e remodelar o futuro do Beach Soccer, transformando o interesse despertado em uma paixão duradoura.

O poderoso efeito do streaming e das redes sociais: CAZÉ TV

Pra você ter uma ideia, os primeiros jogos do Brasil oscilaram entre 70 mil e 150 mil aparelhos conectados, em média, nas transmissões da Cazé TV, no YouTube. Somado ao poder que a conta deste perfil tem nas redes sociais, com seus 2 milhões e 500 mil seguidores apenas no Instagram, fez uma tremenda diferença.

No YouTube, a Cazé TV, só pra você ter uma ideia, tem nada mais nada menos do que 11 milhões e 800 mil inscritos no seu canal!  Por conta disso, e de todo trabalho que foi feito na promoção do evento, a final da Copa do Mundo, vencida pelo Brasil em cima da Itália, teve 1.268.789 (um milhão, duzentos e sessenta e oito mil, setecentos e oitenta e nove) espectadores individuais simultâneos conectados.

Untitled 23

Divulgação feita pelo perfil no Instagram @cantarellibruno, narrador responsável pelas transmissões na Cazé TV

“Isso, em termos de Beach Soccer são números definitivamente impactantes e que mostram a força de um trabalho bem feito.”

E, claro, some-se à isso o trabalho de bastidores da assessoria de marketing da Confederação de Beach Soccer do Brasil e também à campanha vitoriosa e maiúscula do Brasil no mundial.

Efeito FIFA

Se há uma vantagem do Beach Soccer ser FIFA, hoje, é o alcance das redes sociais. No perfil @fifaworldcup, com mais de 46 milhões de seguidores, os vídeos sobre a Copa do Mundo de Beach Soccer alcançavam, muito rapidamente, a marca de mais de 1 milhão de vizualizações, com alguns vídeos tendo as marcas de 4, 5, 7 e até mais 16 milhões de vizualizações!

Vídeo do jogo entre Japão e Senegal, pela Copa do Mundo de Beach Soccer 2024, com mais de 16 milhões de vizualizações
Vídeo com os gols da final, entre Brasil e Itália, com mais de 5 milhões de vizualizações

Atletas repercutem a competição

Para alguns atletas brasileiros, que acompanharam vibrantes a Copa do Mundo de Beach Soccer, o alto nível do mundial, com as transmissões e o impacto positivo gerado nas redes sociais, precisa se transformar num impulsionador para novas e melhores ações com a modalidade.Para Ryan Yano, atleta que já defendeu a seleção brasileira sub 20 da modalidade, a primeira coisa é reconhecer o que foi o Mundial: “Foi sensacional o nível dessa Copa! Quem não ficou inspirado depois dela só pode estar maluco. Espero que, depois dessa Copa, o esporte cresça e valorize ainda mais.”

Para Anderson Dias, atleta que também já foi campeão da Copa do Mundo de Beach Soccer FIFA, e que tem uma vida dedicada à modalidade, vê com esperança a última conquista: “Espero que, a partir de tudo que foi essa Copa do Mundo, que olhem com mais carinho para nossa modalidade, porque ela tem muito a entregar.”

A chave em todo este processo

A chave para manter vivo esse entusiasmo não é nada mais justo do que a criação de um calendário de competições consistente e abrangente. Mas não pelo calendário em si, e sim porque é a competição que gera justificativa para tudo que abrange ela. E, apesar de competições mais curtas serem menos custosas e competições maiores gerarem um custo, a verdade é que só com calendário robusto e convincente, que dê o ar de profissionalismo nesse jogo, que poderemos abraçar os fãs conquistados e renovarmos as esperanças de quem viveu momentos áureos na modalidade.

Times de Camisa de Futebol x Times de Camisa do Beach Soccer

É preciso, no entanto, pensar no Beach Soccer para além do óbvio. Hoje, quem sustenta a modalidade funcionando são equipes formadas por pessoas que, antes de qualquer coisa, amam esse esporte. “Times de camisa de futebol”, que são a preferência dos organizadores de competições, não colocam a modalidade na rota do profissionalismo e da profissionalização. É óbvio que dará um pouco mais de audiência, mas no longo prazo não serão eles a manter a modalidade funcionando. O importante é dar a possibilidade de uma mescla, que abra espaço para que os “clubes de camisa do próprio Beach Soccer” cresçam e apareçam nacionalmente.

Categoria de base: onde nasce a sustentabilidade

Qualquer modalidade, para ser sustentável, precisa da categoria de base. Se não tem categoria de base, a modalidade fica legada ao status de “esporte de evento”. E se queremos avançar nesse sentido, deixando de ser “esporte de evento”, as categorias de base precisam trabalhar o ano todo, com calendário também robusto, e tanto em âmbito nacional quanto estadual.

“Só assim estaremos formando melhores atletas e treinadores também. Afinal de contas, se não temos base, não temos mercado de trabalho para treinadores e não temos incentivo para que este profissional siga se qualificando.”

Esperança de dias melhores no Beach Soccer

O fim da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA não é um encerramento, mas sim um ponto de partida para ações concretas voltadas ao fortalecimento do Beach Soccer. E, pra nossa grata surpresa, acabou de sair um anúncio de que, no Brasil, a modalidade receberá o investimento para um “Brasileirão”, que terá a duração de seis meses. A forma como isso vai acontecer ninguém sabe. Mas é um caminho que não podemos deixar esfriar e talvez a maior oportunidade que tivemos durante toda a caminhada dessa modalidade no Brasil.

Assim, com um compromisso firme de um calendário competitivo e robusto, infraestrutura adequada e que exija formação e qualificação dos profissionais, temos a oportunidade de transformar o Beach Soccer em uma modalidade ainda mais atraente e profissional. E esta talvez seja a maior oportunidade para deixarmos de ser “aquela modalidade de verão”, para vermos muito mais gente fazendo do Beach Soccer sua verdadeira profissão.

Visite nossas redes sociais
Instagram: http://www.instagram.com/beachsoccercoach
YouTube: https://www.youtube.com/beachsoccercoach

2 thoughts on “Beach Soccer e o Sucesso da Copa: Transmissões, Redes Sociais e o Caminho para um Desenvolvimento Sustentável na Modalidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Essa ação não é permitida

Descubra mais sobre Beach Soccer Coach

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading